O que é puberdade e quais os sinais?

-Puberdade é a fase da vida em que ocorrem modificações no corpo de uma criança fazendo com que ela se torne um adulto. Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; e em meninos, entre 9-14 anos. Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele. A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre em média dois anos depois do aparecimento das mamas.

O que é puberdade precoce?

Considera-se como precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos;

Quais são as causas da puberdade precoce?

- A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma precoce.

É verdade que agrotóxicos e plásticos podem estimular as crianças a entrarem na puberdade mais cedo?

- Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade diz respeito ao contato com os chamados desreguladores endócrinos, substâncias com capacidade para alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal presentes nos agrotóxicios e nos plásticos.

Quais são as consequências da puberdade precoce?

- Transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição precoce ao hormônio estrógeno.

Qual é o tratamento da puberdade precoce?

- O tratamento depende da causa. No caso da puberdade precoce central, ele consiste de injeções, mensais, trimestrais ou semestrais de um hormônio, que faz a puberdade regredir. Outras vezes é necessário cirurgia para remover a causa do problema; e outras vezes nenhum tratamento é recomendado, além do acompanhamento médico.

Como avaliar e acompanhar o desenvolvimento puberal?

- A monitorização do desenvolvimento puberal é feita seguindo os critérios da classificação de Tanner que corresponde a cinco estágios considerando, quanto ao sexo feminino, o desenvolvimento da mama e a distribuição e a quantidade de pelos e no masculino, o aspecto dos órgãos genitais e a quantidade e a distribuição dos pelos pubianos.

O que é puberdade atrasada?

- Se a puberdade não ocorre até os 13 anos na menina e até os 14 anos no menino chamamos de atraso puberal. Além disso, em ambos os sexos, a mudança de um estágio puberal para outro não pode levar mais que 2 anos nem ocorrer um atraso superior há quatro anos entre o início da puberdade e a sua conclusão.

Devo me preocupar se meu filho apresentar atraso puberal?

- Caso isso ocorra, você deve procurar ajuda de um endocrinologista pediátrico. A puberdade atrasada pode ser devido à falta na produção dos hormônios no hipotálamo e na hipófise ou a ausência de produção dos hormônios pelos ovários ou testículos. Existe o atraso constitucional da puberdade que é uma variação normal do desenvolvimento sexual e se caracteriza pelo início da puberdade mais tardiamente que a maioria da população associado a um crescimento lento, no limite inferior da normalidade. Mas esse diagnóstico deve ser feito por um médico especializado.

Que doenças podem estar relacionadas ao atraso puberal?

- Síndromes genéticas como síndrome de Prader-Willi, síndrome de Turner e Noonan e doenças crônicas como desnutrição grave, diabetes melito, câncer, hipotireoidismo, dentre outras podem levar ao atraso puberal. Outras causas são lesões do sistema nervoso central (tumores, infecções, traumatismos cranianos, radiação craniana), uso de medicamentos (corticoides e esteroides anabólicos), atividade física em excesso, causas genéticas (mutações em determinados genes) e lesões nos testículos ou nos ovários.

Quais as consequências da puberdade atrasada?

- Distúrbios psicológicos, dificuldade de socialização, redução da densidade mineral óssea limitação ou impedimento da fertilidade.

Qual o tratamento da puberdade atrasada?

-Dependerá da causa e cada caso é tratado de maneira individual. A reposição hormonal tem por objetivo induzir e manter as características sexuais secundárias, prevenir problemas emocionais nas crianças e estimular adequada mineralização óssea.