O que é adrenarca?

- É uma fase do desenvolvimento da puberdade em que ocorre a ativação dos hormônios produzidos pelas glândulas adrenais cuja manifestações clínicas são: pelos pubianos (pubarca), pelos axilares (axilarca), odor axilar, acne, seborreia e pelos perianais. Normalmente ocorre acima de 8 anos, nas meninas, e dos 9 anos nos meninos.

O que são as glândulas adrenais?

- As adrenais, ou suprarrenais são duas glândulas localizadas cada uma sobre um rim.

Quais são os hormônios produzidos pelas glândulas adrenais?

- São os glicocorticoides (p. ex., cortisol), hormônios que controlam a água e sais do corpo (p. ex., aldosterona), andrógenos (p. ex. testosterona) e adrenalina.

O que é adrenarca precoce?

- Adrenarca precoce é o surgimento de pelos axilares, pelos pubianos, pelos perianais, acne, seborreia (pele oleosa) e odor axilar em meninas com idade inferior a 8 anos e meninos com idade inferior a 9 anos. Ela é causada pelo aumento da produção dos hormônios androgênicos das adrenais

Qual é a idade mais comum para o surgimento da adrenarca precoce?

- Entre 4 a 7 anos.

Quais situações aumentam o risco de desenvolver adrenarca precoce?

- Crianças que nasceram pequenas para idade gestacional, sexo feminino, negros, excesso de peso e disfunções do cérebro.

Adrenarca é o mesmo que gonadarca?

- Não. A gonadarca é o aumento da produção de hormônios sexuais nas gônadas, ou seja, nos testículos (testosterona) e nos ovários (estradiol).

Quais são as causas de adrenarca precoce?

- Embora a adrenarca precoce seja quase sempre uma condição benigna e de evolução lenta, algumas doenças também podem causá-la como, por exemplo: tumores das glândulas adrenais, ovários ou testículos, exposição a hormônios sintéticos (p.ex., pais que usam testosterona tópica), hiperplasia adrenal congênita não clássica, síndrome de Cushing, entre outras.

O que fazer ao perceber que uma criança está com adrenarca precoce?

- Crianças com adrenarca precoce devem ser avaliadas por endocrinologistas pediátricos para que eles diagnostiquem a causa do problema e seu tratamento, solicitando exames de sangue (hormônios) e em alguns casos solicitando exames de imagem.

Como a adrenarca precoce é tratada?

- Não existe tratamento específico para a adrenarca precoce benigna, na qual foram afastadas doenças. O tratamento é direcionado aos sintomas.