O que são esteroides anabolizantes?

- Esteroides anabolizantes, também conhecidos como “anabolizantes”, “andrógenos sintéticos”, “esteroides”, “esteroides anabolizantes”, ou popularmente como “bomba”, são hormônios androgênicos, naturais ou sintéticos, derivados da testosterona, que desenvolvem características sexuais tipicamente masculinas como, por exemplo: aumento da massa muscular.

Apenas os homens usam anabolizantes?

-Não. As mulheres estão cada vez mais usando anabolizantes para fins estéticos.

Por que os jovens usam anabolizantes?

- Os que utilizam sem indicação médica, fazem esse uso para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Por isso, tem sido usados homens como mulheres.

Quais são os esteroides anabolizantes mais usados?

- Os “esteroides”, mais usados são:

(1) Testosterona: principal andrógeno produzido em nosso corpo;

(2) Andrógenos sintéticos: estanazalol, nandrolona e oxandrolona;

(3) Andrógenos que são convertidos em testosterona: DHEA e androstenediona;

e (4) Hormônios que estimulam a produção de testosterona: gonadotrofina coriônica humana ou beta-hCG. - Algumas pessoas usam até mesmo anabolizantes de uso veterinário com grave risco para sua saúde.

Existe indicação do uso de testosterona como tratamento médico?

- Sim. São usados como medicamentos para tratamento de pacientes que não produzem quantidade suficientes de testosterona.

Existe indicação do uso de anabolizantes para aumentar o rendimento esportivo?

- Não. O uso de anabolizantes para aumentar o rendimento nos esportes é proibido e considerado como doping, sendo sujeito a punições graves, incluindo perda de medalhas e proibição de participar de competições e em casos extremos, ser banido do esporte.

Existe indicação do uso de anabolizantes para fins estéticos?

- Não. O uso de anabolizantes com objetivos estéticos é proibido. Mas, como eles aumentam a massa muscular, muitas pessoas os utilizam para aumentar a massa magra.

Quais são os efeitos adversos do uso de anabolizantes sem indicação médica?

- Em indivíduos de ambos os sexos, esses hormônios podem causar, por exemplo, tumores no fígado, comportamento agressivo, explosão de ira, alucinação, psicose, elevação do número das hemácias no sangue aumentando o risco de coágulo, e hipertensão arterial, - No sexo masculino, os principais efeitos adversos são: atrofia dos testículos, diminuição da produção de espermatozoides podendo levar a infertilidade, aumento das mamas (ginecomastia), acne e calvície. - No sexo feminino, os principais efeitos adversos são o surgimento de características masculinas: aumento de pelo facial e corporal, acne, engrossamento da voz (na maioria das vezes irreversível), diminuição dos seios, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade menstrual e aumento de apetite.

Um adolescente pode ter baixa estatura se usar anabolizante?

- Sim. O uso de anabolizantes em adolescentes pode causar maturação esquelética precoce do osso em crescimento, levando a puberdade acelerada e baixa estatura.

A pessoa que usa anabolizante sem indicação médica pode morrer?

- Sim. Além dos efeitos já citados, problemas graves em vários órgãos podem acontecer como, por exemplo: aumento da pressão arterial, aumento do colesterol e mau funcionamento do fígado.

O uso de anabolizantes é apenas injetável?

- Não. Podem ser usados na forma de comprimidos, cápsulas, cremes ou como injeção intramuscular.

É possível contrair infecção pelo HIV ou hepatite caso esteja usando anabolizantes?

- Sim. No caso de pessoas que fazem o uso de anabolizantes injetáveis, estas correm risco de compartilhar seringas contaminadas e podem contrair os vírus HIV, hepatite B ou C e outras doenças. Além disso, anabolizantes comprados de forma ilícita, sem prescrição médica, podem até mesmo não conter o medicamento anunciado.

Existe indicação médica para o uso de anabolizantes?

- Sim. Eles podem ser usados, com prescrição médica, para o tratamento de deficiência hormonal. Nesses casos, a dose recomendada é sempre a fisiológica e não as doses excessivas usadas, de forma equivocada, para fins estéticos e desportivos.

Como orientar um jovem que esteja usando anabolizantes por conta própria?

- Converse sobre os riscos associados a esse comportamento e oriente a procurar um médico que poderá discutir com ele, alternativas saudáveis para, por exemplo, aumentar a performance esportiva e ganho muscular.