Distúrbios da tireoide

O que é a tireoide?

- É uma glândula, localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão, com formato de borboleta ou um escudo.

Qual é a função da tireoide?

- A tireoide produz substâncias (hormônios) que atuam no metabolismo de nosso corpo, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, no controle do peso e das emoções, na regulação dos ciclos menstruais, da temperatura corporal e do ritmo intestinal.

Quais são os hormônios produzidos pela tireoide?

- Os hormônios produzidos pela tireoide são o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina). Eles são produzidos na tireoide por estímulo de um hormônio da hipófise, o TSH (tireotrofina). Se os hormônios tireoidianos são produzidos em quantidade excessiva ocorre o hipertireoidismo; e se eles são produzidos em quantidade insuficiente, ocorre o hipotireoidismo.

O que significa a palavra bócio?

- O termo bócio, refere-se ao aumento do voluma da glândula tireoide. O que é hipotireoidismo? - Hipotireoidismo é um distúrbio causado pela produção insuficiente dos hormônios tireoidianos: T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina). Algumas crianças nascem com esse distúrbio (hipotireoidismo congênito) e outras o adquirem em qualquer época da vida (hipotireoidismo adquirido).

Quais são as causas do hipotireoidismo?

- O hipotireoidismo pode ser congênito, quando a criança já nasce com esse problema devido a alterações do desenvolvimento ou funcionamento da glândula; e pode ser adquirido, quando surge após o nascimento, na maioria das vezes causado por uma doença chamada de tireoidite de Hashimoto - Mais raramente, o hipotireoidismo pode ser causado por problemas na hipófise requerendo a dosagem de outros hormônios e uma ressonância magnética do crânio.

Quais são os sintomas do hipotireoidismo congênito?

- O hipotireoidismo congênito é uma causa importante de retardo mental e atraso do desenvolvimento caso não seja diagnosticado e tratado precocemente, ainda no período neonatal. Os bebês com esse problema apresentam: palidez, língua protusa para fora da boca, icterícia, constipação, pele rendilhada, hérnia umbilical, entre outros sintomas.

Quais são os sintomas do hipotireoidismo adquirido?

- O hipotireoidismo adquirido causa sintomas como, por exemplo: cansaço, sonolência, pele e cabelos secos, pele pálida e amarelada, intolerância ao frio, aumento do peso, constipação, bradicardia (o coração bate mais devagar). Algumas pessoas podem desenvolver bócio que é o aumento do volume da tireoide. Em crianças, três sintomas podem diminuição devem fazer suspeitar de hipotireoidismo: diminuição do rendimento escolar, baixa estatura e atraso do crescimento, e atraso da puberdade.

Como é feito o diagnóstico do hipotireoidismo?

- O hipotireoidismo congênito é detectado pelo Teste do Pezinho, o qual deve ser feito, em todo recém-nascido, entre o 3º-5º dia de vida. Se o resultado for alterado, a criança deve ser avaliada por um endocrinologista que solicitará outros exames para confirmar o diagnóstico e a causa do problema. - O hipotireoidismo adquirido, causado por problemas na tireoide é diagnosticado através da solicitação dos hormônios no sangue.

Quando o hipotireoidismo deve ser investigado?

- Quando houver história familiar de doença na tireoide; presença de bócio (aumento do volume da tireoide); atraso do crescimento, desenvolvimento e puberdade; uso de medicamentos que possam alterar o funcionamento da tireoide (ex: amiodarona, iodo, lítio); traumatismo craniano grave; cirurgia ou radioterapia do cérebro, meningite e se surgirem sintomas sugestivos de hipotireoidismo.

Como se trata o hipotireoidismo?

- O hipotireoidismo é tratado pela reposição do hormônio tireoidiano, sob a forma de um medicamento chamado de levotiroxina. Ele só é disponível em comprimidos (não existe solução oral). Em crianças que não conseguem engolir, o comprimido deve ser triturado, misturado com um pouco de água. - O tratamento correto, iniciado precocemente permite o desenvolvimento físico e mental normal dos pacientes afetados pelo hipotireoidismo congênito, evitando os problemas decorrentes da doença.