O que é telarca precoce?

- É o desenvolvimento de mamas em meninas menores de 8 anos, na ausência de qualquer outro sinal de puberdade.

O que é pseudotelarca?

- Pseudotelarca é o mesmo que lipomastia, ou seja, acúmulo de gordura nas mamas.

Qual é a idade mais comum para o surgimento da telarca precoce?

- A telarca precoce, ocorre mais frequentemente em meninas de 2 anos, sendo que na maioria dos casos está presente desde o nascimento.

O aumento das mamas é sempre dos dois lados?

- Não. A telarca precoce pode ocorrer em uma mama, ou nas duas.

É normal sair uma secreção parecida com leite, das mamas de uma menina com telarca precoce?

- Sim. Isso pode ocorrer principalmente quando a telarca precoce surge nos primeiros 28 dias de vida.

A telarca precoce pode ser causada por doenças?

- Sim. Por isso, meninas com telarca precoce devem ser avaliadas por um endocrinologista pediátrico para verificar se a telarca precoce está sendo causada por doenças como, por exemplo: puberdade precoce, trauma, tumor, infecção, hemangioma, uso de medicamentos, exposição a interferentes ou disruptores endócrinos presentes na alimentação e nos cosméticos.

Quem tem telarca precoce pode desenvolver puberdade precoce?

- Na maioria dos casos, a telarca precoce é considerada uma evolução normal do desenvolvimento. Mas, em 10 a 18% dos casos pode evoluir para puberdade precoce.

É preciso fazer algum exame para investigar a telarca precoce?

- Os exames complementares são desnecessários quando o quadro clínico for sugestivo de telarca precoce comum. Entretanto, uma investigação complementar (exames de hormônios e exames de imagem) pode ser necessária em situações atípicas. O endocrinologista pediátrico decidirá sobre a necessidade ou não de exames.

Existe tratamento para a telarca precoce?

- Se a telarca precoce não for causada por doenças, medicamentos ou exposição a interferentes endócrinos a conduta é acompanhar a criança sem nenhum medicamento, com consultas a cada 4-6 meses, ou antes se as mamas crescerem ou se surgirem sinais de puberdade.

É verdade, que é perigoso espremer as mamas para retirar a secreção conhecida popularmente como o “leite das bruxas”?

- Sim. Os pais/responsáveis não devem apertar, massagear, espremer, ou “quebrar” as mamas da paciente porque além de ser muito doloroso para a criança, pode causar abscessos e infecção.

As mamas da telarca precoce diminuem de tamanho ou regridem sem tratamento?

- Na maioria dos casos, as mamas regridem espontaneamente, principalmente nas crianças que iniciaram a telarca antes dos 3 anos. Quanto mais tarde surgir a telarca precoce, maior a possibilidade de ela persistir.

Como evitar chamar atenção para as mamas de uma menina com telarca precoce?

- Evitando que a menina fique com o tórax desnudo e evitando usar roupas que chamem a atenção para o aumento mamário, como uso de tops, bustiês e roupas coladas ao corpo.